Avançar para o Conteúdo.
  • Font Family en
  • Font Settings

Festival de Cinema Acessível

Subtítulo / Tema

O Festival de Cinema Acessível nasceu em 2019 no Instituto Politécnico de Bragança para oferecer cinema com acessibilidade. Os filmes que exibimos têm audiodescrição, legendagem para surdos e ensurdecidos e/ou tradução em Língua Gestual Portuguesa.

Em cada edição do festival, temos também oferta cultural com audiodescrição e interpretação em Língua Gestual Portuguesa ao vivo.

23, 24 september

Bragança

Presentation

O Festival de Cinema Acessível teve a sua primeira edição em 2019, resultando do sonho de mostrar os filmes trabalhados pelos alunos do Mestrado de Tradução do Instituto Politécnico de Bragança. Estes filmes disponibilizam audiodescrição e legendagem para surdos e ensurdecidos e o festival surgiu como o espaço ideal para divulgar e oferecer estes recursos à comunidade, inicialmente somente em formato presencial, depois de 2020 também com transmissão ao vivo no canal de Youtube do IPB.

Para além da exibição de filmes, o festival começou logo desde a primeira edição a incluir programação cultural com visitas com audiodescrição e interpretação em Língua Gestual Portuguesa ao vivo em dois espaços emblemáticas da cidade de Bragança: Museu do Abade de Baçal (1915) e Centro de Arte Contemporânea Graça Morais (2008).

Tivemos um ano totalmente online (2020) que trouxe a primeira Competição Nacional de Cinema Acessível, à qual se seguiu, em 2021, a primeira oficina por Pablo Romero-Fresco (Universidade de Vigo) dirigida a realizadores sobre accessible film-making (realização de filmes acessíveis).

Este evento é uma atividade anual da Comissão Científica do Mestrado de Tradução do Instituto Politécnico de Bragança em parceria com o Cine-Clube de Avanca, conhecido pelo seu Festival de Cinema (desde 1997, http://www.avanca.com/en) e pela sua mais recente Conferência Internacional de Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação (desde 2009, http://www.avanca.org/PT/inicio.php).

Support Institutions