Quarta edição do FCA
A edição de 2022 trouxe uma série de novidades. Este ano decidimos criar mais duas competições: a Competição Internacional de Cinema Acessível e a Competição Aberta de Cinema Acessível direcionada para estudantes, alumni, professores de ensino superior e profissionais da área da TAV. Para além disto, apresentamos a primeira sessão de filmes em cabo-verdiano no IPB e a primeira que se conhece em Portugal, assim como a primeira de várias sessões dos clássicos do cinema mundial que em 2022 selecionou o filme mudo de 1922 “Nosferatu” (audiodescrito por Joel Snyder).
No dia 23 de setembro, mantivemos a sessão de abertura e a sessão plenário com o Prof. António Costa Valente e a apresentação da curta metragem de Manuel Matos Barbosa, de 2022, com audiodescrição, legendagem para surdos e ensurdecidos e Língua Gestual Portuguesa. De tarde, apresentamos as submissões da Universidade de Aveiro, entregamos os prémios da Competição Nacional do ano anterior e divulgamos a nova página do festival com acessibilidade digital pela mão do Rogério Carvalho.
No dia 24, mantivemos a exibição de filmes com audiodescrição e legendagem para surdos e ensurdecidos e a programação cultural no Museu do Abade de Baçal e Centro de Arte Contemporânea Graça Morais. Encerramos o festival com as habituais considerações finais.