Terceira edição do FCA
O Festival de Cinema Acessível pretendeu na terceira edição consolidar-se como um evento nacional dedicado à disponibilização de programação acessível, maioritariamente centrada no cinema e na oferta museológica local. Em 2021, tivemos a II Competição Nacional de Cinema Acessível, que convidou as várias instituições de ensino superior com formação em Tradução, e particularmente Tradução Audiovisual, a mostrarem o trabalho realizado pelos seus alunos e o retorno à programação social.
O dia 23 de setembro incluiu a sessão de abertura, com os nossos habituais dignatários, e a sessão plenária a cargo do Cine Clube de Avanca, com António Costa Valente e João Oliveira, colaborador na curta de animação “Amo-te cigarra” (Francisco Lança, 2021, 13:56 – em português), onde discutimos as particularidades da animação e um pouco da história da animação portuguesa. No final da sessão, mostrou-se a curta “Amo-te cigarra”.
Da parte da tarde, mostrou-se o único filme submetido à II Competição Nacional de Cinema Acessível. Seguiu-se a entrega de prémios referente à I Competição Nacional e a apresentação do projeto “Cultura para Todos Bragança” (da Câmara Municipal de Bragança, ref.ª NORTE-07-4230-FSE-000058, com implementação do Instituto Politécnico de Bragança).
No segundo dia do festival, 24 de setembro, exibiram-se os filmes trabalhados pelos alunos do Mestrado de Tradução do IPB, a par das visitas ao Centro de Arte Contemporânea Graça Morais ou ao Museu do Abade de Baçal.