Segunda edição do FCA
A segunda edição do FCA ocorreu no contexto de pandemia mundial e foi realizada exclusivamente online, com transmissão ao vivo no canal de Youtube do Instituto Politécnico de Bragança.
Não podendo ser realizadas as visitas culturais, mantivemos a exibição de filmes no segundo dia e introduzimos uma nova modalidade – a Competição Nacional de Cinema Acessível, no âmbito da qual convidamos as instituições de ensino superior de Portugal que ofereçam formação em Estudos de Tradução e Tradução Audiovisual a submeter trabalhos dos seus alunos.
No dia 25 de setembro, abrimos o FCA com a habitual sessão plenária: com António Costa Valente, do Cine Clube de Avanca, e os realizadores Cláudio Jordão e Nelson Martins, do Koto Studios, que apresentaram o seu trabalho em colaboração com a Filmógrafo e a relação dos cineastas com a tradução. No fim da sessão, apresentamos a sua curta metragem “Conto do Vento” de 2011 (12:15 – em português) com audiodescrição e legendagem para surdos e ensurdecidos.
Da parte da tarde, mostraram-se as submissões de trabalhos dos alunos da Universidade de Aveiro e do Instituto Superior de Administração e Contabilidade do Porto à I Competição Nacional de Cinema Acessível.
No dia 26 de setembro, exibiram-se os filmes com audiodescrição e legendagem para surdos e ensurdecidos realizadas pelos alunos do Mestrado de Tradução.