Primeira edição do FCA
Nesta primeira edição do festival, o nosso primeiro objetivo foi dar visibilidade aos projetos realizados pelos alunos do Mestrado de Tradução ao longo das várias edições, particularmente no âmbito da unidade curricular de Tradução Audiovisual. A seleção dos filmes para esta edição ficou à responsabilidade de Madalina Stamate e Sara Guimarães, estagiárias no Cine-Clube de Avanca em 2019.
O nosso outro grande objetivo é disponibilizar programação acessível para os públicos com deficiência e incapacidade sensorial, ou seja, surdos e ensurdecidos e cegos ou pessoas com baixa visão. Para além da habitual referência à Constituição da República Portuguesa (artigos 13.º e 71.º), numerosos outros decretos, leis e normativas reconhecem a obrigação de pensar a oferta cultural para todos, em igualdade de oportunidades e circunstâncias e, neste sentido, tentaremos satisfazer as especificidades destes públicos neste nosso evento. A par da exibição dos filmes, a decorrer em 2 momentos distintos, serão realizadas duas visitas com audiodescrição e com Língua Gestual Portuguesa ao Centro de Arte Contemporânea Graça Morais (site do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais) e ao Museu do Abade de Baçal (site da Direção Geral do Património Cultural).
O I FCA realizou-se no dia 23 e 24 de maio. Abriu no dia 23 com uma sessão plenária por António Costa Valente (diretor do Festival de Cinema de Avanca) e Cláudia Ferreira, onde se discutiu a problemática da acessibilidade no cinema e os festivais acessíveis no mundo e se visionou a curta de M. F. Costa e Silva “1111” (2005) com audiodescrição e legendagem para surdos e ensurdecidos.
O dia 24 foi ocupado com a exibição de filmes no Auditório da Escola Superior de Educação e o programa social nos espaços culturais do MAB e do CACGM. Finalmente, a sessão de encerramento contou com a participação da Câmara Municipal, dos responsáveis pelos espaços culturais – Amândio Felício e Jorge da Costa – e do então Ministro Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, assim como da artista Graça Morais.